fbpx

Já faz alguns anos que temos ouvido falar a respeito de ter um site responsivo, ou seja, aquele site otimizado para smartphones, laptops ou tablets.

Um “site responsivo” é aquele que é totalmente adaptável para qualquer plataforma. Ou seja, ao acessar o seu site, o cliente pode navegar livremente tanto usando um smartphone, um tablet, um notebook ou um PC. Isso torna mais fácil ao visitante de seu site poder ter acesso às suas informações ou serviços de qualquer lugar ou a qualquer momento que ele precisar.

A primeira vez que ouvi falar sobre este termo “Sites responsivos” foi em 2005 ao participar de eventos e também ler artigos na internet onde profissionais da área de design e desenvolvimento já explicavam sobre a importância de utilização de códigos HTML5 e CSS3 que poderiam fazer com que os nossos visitantes acessassem mais facilmente nossos conteúdos em seus celulares.

Em 2006, na minha formação no Bacharelado em Artes Visuais pela Faculdade UNOPAR eu já estava estudando sobre a possibilidade de se acessar sites pelo celular. Na época, em meu TCC, criei um produto para dispositivos móveis onde qualquer um poderia acessar um Guia de Turismo pelo celular e ter contato com produtos e serviços relacionados a isso em minha cidade. Naquele momento tinhamos uma dificuldade muito grande em fazer isso acontecer pois os serviços de acesso à internet pelo celular eram muito caros e também os aparelhos disponibilizados no Brasil com acesso a internet forneciam apenas navegação via 2G com algumas operadoras oferecendo o serviço por 3G. Era muito mais comum você ter celulares com sistemas usando apenas JAVA e nada em HTML. A verdade é que esta era uma tendência. O meu trabalho de conclusão de curso foi um sucesso pois falei de um assunto totalmente novo e que era uma tendência no mercado de design digital. Foi um momento único em minha vida, tirei nota máxima e meu trabalho foi usado como referência para muitos outros alunos que apresentaram TCCs relacionados ao mercado de telefonia celular.

Passados mais de 13 anos e mais do que nunca vivemos um momento único no mercado digital. O acesso por dispositivos móveis já está consolidado em virtude do barateamento dos aparelhos de smartphone, a chegada de tablets ao mercado e também a facilidade de acesso por parte da classe C com os planos de acesso das operadoras de telefonia cada vez mais acessíveis.

Para você não perder dinheiro com seu site e aproveitar o momento onde a maioria dos usuários online já tem acesso à internet pelo celular, resolvi criar 4 Motivos para você otimizar seu site para celulares correndo.

1 – Google e o ZMOT (Momento Zero da Verdade)

O Google ao longo de sua história tem procurado entregar conteúdo de relevância para os usuários que acessam sua plataforma de buscas e para isso desenvolveu uma metodologia própria que faz parte do DNA da empresa, o ZMOT (Momento Zero da Verdade).

O momento zero da verdade é a hora exata em que um usuário procura por uma informação para responder a uma carência latente, uma necessidade emergencial e urgente. É aquele momento, por exemplo, em que o pneu do seu carro furou e você precisa de uma borracharia urgente perto de onde você está. Você pega o seu smartphone, acessa a rede sem fio e procura no google que rapidamente, através de sua busca inteligente e de seus algoritmos traz a resposta de um estabelecimento que se encontra pertinho de você, salvando sua vida.

Em seu último estudo publicado no Think Insights of Google, Jim Lecinski, Vice Presidente para a America do Google relata o quanto o modo como o ZMOT mudou ao longo de 3 anos de sua história:

Passados três anos da descoberta do Zero Moment of Truth (Momento Zero da Verdade), aquele instante em que os consumidores buscam informações na web e tomam decisões sobre as marcas, notamos muitas mudanças. Um terço de todas as buscas por bens de consumo no mundo já são originárias do smartphone. Essa massificação do mobile significa que o ZMOT não é mais definido por um momento ou dispositivo exclusivo.

Isso faz com que tudo se modifique no modo como construímos nossos sites e que devemos cada vez mais pensar nesse usuário que tem mais mobilidade para acessar a internet.

Pontos importantes sobre o Momento Zero da Verdade (ZMOT)

Neste mesmo estudo, o Google apresenta questões importantes sobre o momento zero da verdade que precisamos levar em consideração:

  1. O ZMOT acontece online, primeiramente por uma pesquisa no Google, Youtube, Bing ou outra ferramenta de busca.
  2. Aconte em tempo real. Em qualquer hora do dia os usuários fazem suas pesquisa. Pesquisas oriundas de dispositivos móveis praticamente dobraram em 2010.
  3. O consumidor está no comando, extraindo as informações que deseja em vez de recebê-la passivamente por outras pessoas.
  4. O Momento Zero da Verdade é emocional, pretende satisfazer uma necessidade básica e um investimento emocional para encontrar a melhor solução.
  5. A conversa é multidirecional, ou seja. Ela acontece em qualquer nível de pessoas, seja ela por um simples consumidor, um amigo, um profissional especialista. Todos tem algo a dizer e concorrem com a informação.

Veja os pontos:

ZMOT, Momento Zero da Verdade

2 – O crescimento dos usuários Multi Telas

Uma questão importante que precisamos considerar na construção de nossos sites e estratégias de campanhas online é que cada vez mais usuários navegam na internet por mais de 2 dispositivos ao mesmo tempo. Isso significa que a maioria dos usuários já está conectado à internet ao mesmo tempo em que assiste TV e utiliza um Tablet, notebook ou Smartphone.

Segundo estudo realizado pela IPSOS e Google e publicado em junho de 2013, no Brasil, já somos mais de 31 milhões de pessoas, 30% dos usuários online, já utilizam mais de 2 telas ao mesmo tempo, ou seja, ou ele está assistindo TV e ao mesmo tempo está usando seu smartphone ou vê TV e está usando um notebook ou tablet. Em 2014 este número saltou para 40 milhões de usuários.

Ainda segundo o estudo, o usuário brasileiro tem um tempo de exposição a smartphones de 13 horas semanais, seguindo de 11 horas no tablet e 26h no PC. No caso da televisão, o brasileiro se expõe a apenas 19h semanais. Somando as telas gerais, sem ser a televisão, o brasileiro passa em torno de 50h semanais exposto a telas.

Exposição a Telas

Acesse o estudo completo aqui no nosso site.

3 – Seus compradores estão pesquisando pelo smartphone

Uma outra informação de extrema importância que devemos levar em consideração e pensando em comportamento do consumidor online é que os seus clientes tem feito cada vez mais suas pesquisas através de celulares antes de finalizar uma compra. Segundo informa o estudo da IPSOS/Google, em torno de 27% de usuários multitelas fazem suas compras online por dispositivos e eles decidem conjuntamente com seus dispositivos para finalizar o carrinho.

O que acontece normalmente é que o usuário faz uma pesquisa de um produto ou serviço pelo seu notebook, tablet ou celular e posteriormente acaba finalizando a compra por qualquer um dispostivo e isso não ocorre simultaneamente. É uma decisão que ocorre gradativamente mas que é complementada passo a passo por cada dispositivo. O usuário faz suas pesquisas normalmente pelos buscadores, entra num site de um produto, analisa e posteriormente faz a sua compra. A decisão de compra não é mais linear, ela acontece de uma forma descentralizada e é complementada com todos os dispositivos.

Usuários multitelas

 4 – Estar bem posicionado no Google. As últimas atualizações no algoritmo.

É claro que o Google não iria deixar passar essa oportunidade de entregar conteúdo relevante para os seus consumidores. A política da empresa de trabalhar com esta visão de sempre entregar o que o usuário procura tem evoluído à medida que o comportamento do consumidor também muda. E foi pensando nisso que no dia 02 de março de 2015 o Google anuncionou no Blog Oficial de Webmasters que estaria modificando novamente seu algoritmo para priorizar sites que estão otimizados para dispositivos móveis.

Tudo isso faz parte de uma estratégia integrada do Google que através da análise e resultados do ZMOT e de dados vindos do Analytics conseguem monitorar este crescimento.

Esta notícia troue grande repercussão para profissionais de SEO (Otimização de sites para buscadores) que são aqueles responsáveis em posicionar bem os sites no ranking do Google.

Veja um comentário do que a equipe do Google deixou em seu blog:

A partir do dia 21 de abril, ampliaremos a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação. A alteração vai afetar mundialmente as pesquisas feitas em dispositivos móveis, em todos os idiomas, e terá um impacto significativo nos nossos resultados de busca. Dessa forma, será mais fácil para os usuários obter resultados de busca relevantes e de alta qualidade e que estejam otimizados para seus aparelhos.

Uma outra questão importante é que desde o dia 26 de fevereiro de 2015 o Google tem priorizado sites que tem seus aplicativos cadastrados no Google Play e extraído informações destes apps.

Faça testes de compatibilidade

Se você não sabe se o seu site está otimizado para dispositivos móveis ou não, o próprio Google oferece ferramentas para detectar se ele está preparado para ser acessado por celulares, smartphones ou tablets.

O Teste de compatibilidade é uma ferramenta que simula a maneira como o Robô do Google visualiza os sites dentro de seus mecanismos de pesquisa.

Os relatórios do Teste de Compatibilidade já demonstram rapidamente como o Google enxerga seu site e já te dá boas dicas de como você deve fazer para otimizá-lo e torna-lo mais acessivel por dispositivos móveis.

Ferramenta do Google Webmasters Tools

Se você tem acesso às ferramentas para webmasters do Google Search Console, você deve acessar a guia Tráfego de Pesquisa e Facilidade de Uso em Dispositivos Móveis que ele trará um rápido relatório do que você precisa fazer para melhorar a navegação de seu site.

Você também pode fazer um teste na Ferramenta de TEste de Compatibilidade do Google.

Quais as implicações para meu negócio se eu não tiver meu site otimizado para os dispositivos móveis?

Estima-se que em média mais de 35% do tráfego dos sites na web são oriundos de buscas do Google. Se você tem priorizado estar entre as primeiras posições dos buscadores para poder atrair seus clientes para seu site, você deve sim se preocupar com esta questão.

Se você não tem o seu site otimizado para dispositivos móveis, pode ser que já esteja perdendo tráfego de usuários e a taxa de rejeição por parte destas pessoas que usam acesso por smartphones esteja aumentando. O que significa que eles estão entrando em seu site de qualquer lugar mas não estão conseguindo navegar.

Sendo muito otimista e pensando na quantidade de usuários multitelas que já temos no Brasil, isso significa que em torno de mais de 30% do tráfego do seu site já é de pessoas com acesso por dispositivos móveis e terá uma implicação muito grande no ranking de seu site no Google a partir do dia 21 de abril. Pode ser que se você está bem posicionado em determinadas palavras-chave e seu site não está otimizado, a partir deste dia seu site vai cair nas colocações e muitas vezes pode até sumir da primeira página.

Pensar na navegação de possíveis clientes por dispositivos móveis é incluí-los em sua estratégia de marketing como pessoas que estão totalmente interessadas em consumir um serviço ou compra rum produto seu e se você não pensa nisso consequentemente está perdendo dinheiro em seu negócio.

Parece algo muito ilusório esta questão de navegação por celular mas isso tem acontecido há algum tempo em vários ramos de negócio. Desde os mais importantes até aqueles que pensamos ser muito remotos em acesso à tecnlogia.

Tenho como exemplo um cliente da área de agronegócios e como público-alvo agricultores e pessoas que estão sempre no campo, em áreas remotas. O site deste cliente possui em torno de 40% de suas visitas vindas de dispositivos móveis o que quer dizer que estas pessoas que muitas vezes acreditamos não ter acesso a tecnologia já estão totalmente imersas neste mundo.

Como posso saber qual é meu tráfego vindo de dispositivos móveis?

Para ter acesso a relatórios de visitas em seu site vindos de dispositivos móveis, você deve acessar o seu Google Analytics e entrar na guia  Público Alvo > Celular > Visão geral e terá os dados de acessos destes usuários conforme imagem abaixo:

relatorio-analytics-celular

Concluindo

Estamos vivendo um momento muito importante e estratégico no marketing digital e muitos especialistas já tem visto este momento como uma Era Pos Digital onde o usuário está totalmente conectado e faz parte da produção de conteúdo (prosumer) e tem um papel determinante na exposição e crescimento de uma marca. Devemos como profissionais de marketing digital estar à frente no mercado e nos antecipar às tendências observando estes comportamentos e pensando que os nossos clientes são os heróis de nossa história.

Então é isso pessoal, meu artigo ficou um pouco grande mas creio honestamente que pude trazer informações muito importantes sobre esta questão de otimizar nossos sites para dispositivos móveis. Espero que tenha gostado!

Não deixe de colocar seu comentário no nosso formulário abaixo. Grande abraço e sucesso!

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

× Fale no Whatsapp!